sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Diagnosticando e Reparando telas em notebooks




Olá Amigos do Blog NoteBrasil, mil desculpas por não postar muita coisa, mas tá corrido demais o meu dia a dia... Recentemente fui ao médico fazer exames de rotina e por enquanto está tudo bem. Não vou deixar vocês na mão e assim que puder responderei todas as suas perguntas e se algum colega quiser responder e ajudar por favor fique a vontade!!!


Hoje uma dica interessante de análise e reparo de telas que apresentam sintomas e problemas diversos. Na bancada um velho conhecido SAMSUNG RV419, que desta vez não apresenta o tradicional defeito no conector "jack power". O defeito é na imagem, que está com mancha ou riscos.


Segundo informações do cliente, o mesmo fechou a tampa e depois ficou assim;


Analisando a a imagem percebemos que a mesma está com falhas e riscos verticais e horizontais que contribuem para um diagnóstico de cabo flat ou tela de led com LVDS danificados.


O teste básico;

Recomendo utilizar, um monitor externo para testar o sinal de video e verificar se a imagem no monitor externo é perfeita ou apresenta alguma falha semelhante ou mais grave da imagem do display onboard.


caso a imagem se apresente normal no monitor externo, é possível que existam falhas na tela ou no cabo-flat do equipamento, devemos seguir para a segunda etapa com ou sem imagem...que consiste em Desmontar o painel frontal com cuidado para não quebras as travas internas e cortar os dedos nas suas afiadas extremidades...



Agora,Temos acesso á tela e o cabo flat, mas devemos remover completamente do painel, para uma análise mais profunda e correta do problema.


com a tela sobre o notebook e o cabo flat conectado aos LVDS devemos movimentar sutilmente o mesmo para aferir se não há falha ou mal contato no conector e no próprio flat.


Caso nada aconteça, o passo seguinte é remover a conexão, soltando-se o cabo-flat da placa com os LVDS e passando uma borracha no mesmo, que neste caso se houver alguma oxidação a mesma pode ser corrigida...


Feito esta etapa, agora fixar o cabo-flat novamente no seu lugar e ligar o equipamento para ver se o problema foi corrigido....


10-

Neste ponto se o problema persistir, agora devemos dispor de uma outra tela led nova ou em perfeito estado para o teste. Não descarte ainda a tela ruim, podemos tentar efetuar um reparo mais tarde...

9-

Com a tela sobre o notebook devemos fixara mesma no LVDS da placa e ver se o problema foi resolvido, caso apresente o mesmo problema ou pior, o defeito está no flat e a solução é trocar o mesmo por outro similar.

8-

não é recomendável fazer emendas no cabo flat da tela, pois o sinal de video possui uma banda muito alta e qualquer solda fria ou falha na conexão, pode provocar chiados ou ruídos no video... isso é fatal e pode danificar a tela mais ainda!!!

7-


Levando em conta que o flat está bom e a nova tela está boa a imagem voltará a ficar como antes, caso apresente esticada demais ou com linhas largas é problema de compatibilidade, diria que hoje em dia é raro ocorrer, mas possível.Com a tela nova testada, o passo seguinte é colocar no lugar tendo o cuidado de não pressionar o centro da tela somente segurar pelas bordas... e está concluído o diagnóstico e execução do serviço.

6-


lembra da tela ruim?

Então como fazer para recuperar??? um pouco de mágica ? não, digo que se trata de possibilidades matemáticas e casuais ou sorte com talento se preferir!!!

5-

Com a tela na bancada, ligue-a novamente no painel dos LVDS e neste caso, pressione suas extremidades em cima dos LVDS e conexões do mesmo (ligações que saem da tela para a placa lógica da tela de led.

o que vai ocorrer?

Se tiver sorte, voce fará a tela perder os riscos e falhas que estavam atrapalhando a imagem, para isso basta achar o ponto da falha e fixar com fita adesiva industrial ou outra de boa aderência o ponto entre a tela e ligação com a placa lógica. talvez voce precise de varias camadas até fazer pressão sobre a falha.

4-

Não deu certo ou o problema persiste e não encontrou o ponto de recuperação da falha(onde está com fita), o que fazer?


Isso já ocorreu comigo e a solução foi mais fácil que achar e fixar os LVDS, perceba que o conector da placa lógica que liga o flat pode está com solda fria ou quebrada. Então se tiver um bom ferro de solda e ou estação de retrabalho, pode tentar reparar ou mesmo remover e substituir todo o conector onde se fixa o cabo-flat.

3-


...boa sorte!!!




créditos:

bycarioca

Dicas e Serviços técnicos Blog NoteBrasil







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...