quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Reparando o Notebook Z580 (séries)



Olá Amigos leitores e técnicos da Blog NoteBrasil, Hoje tenho mais uma dica bem simples e porém muito útil aos colegas de trabalho e iniciantes técnicos. Neste feriado esto uem casa e aproveitei para aumentar meu orçamento e executar um serviço na bancada. Estou com o notebook Positivo Z580- series, serve para todos que possuem placa-filha.


O equipamento chegou em meu laboratório com o sintoma de não ligar. Este problema é típico e também em aguns outros casos o mesmo liga o painel com a luz azul acesa e não dar imagem.


Este reparo pode ser feito com ferramentas simples, porém o integrado que costuma danificar é o 4835 se você tem conhecimento em portas lógicas e engenharia reversa, sabe que pode troca-lo facilmente por outros de estrutura diferente, mas com portas lógicas iguais, se tiver dúvidas aceese o site "http://www.alldatasheet.com/" lá você coloca o Tipo do integrado e "ver" sua estrutura interna e característica lógicas, recomendo e utilizo bastante.


O defeito em sua maioria está nesta placa-Filha, no meu caso o CI da retificação da fonte queimou. Está sinalizado nesta figura abaixo;


Repare que por causa deste fato, a fonte externa não conseguirá recarregar o notebook, porém o circuito da bateria está bom e funcionará até o fim da carga da bateria. Entendeu o que significa? Isso quer dizer que neste caso se você arrumar outra bateria ou recarregar a mesma em outro notebook e plugar no contato a bateria ligará normalmente até acabar a carga, porém não á recarregará, até que seja reparo o circuito da fonte 4835.


Se ocorrer ao contrário queimar o integrado da bateria , sinalizado na figura abaixo; afonte externa manterá o notebook funcionando porém, se o mesmo for desconectado na tomada, não haverá carga na bateria para segurar, pois a mesma não receberá energia e sendo assim não recarregará também. Observe que o notebook funciona normalmente e pode dar erroneamente a informaçãpo que a bateria está com problemas e na verdade não está ruim, apenas apresenta sem "carga". Não adiantará comprar outra bateria.


No caso do defeito que o notebook liga e fica sem imagem, isto pode ocorrer por vários fatores, mas tratando deste equipamento Notebook positivo "séries", é comum também queimar o inverter. Um teste rápido, que consiste em soltar o conector na placa-filha onde leva alimentação para a placa do inverter e ligar o notebook. Neste caso se bem sucedido o equipamento irá ligar, mas sem o brilho, se você se aproximar verá que a imagem está perfeita, porém a luz da tela não acenderá.


Você pode tentar reparar o inverter( trocando 2 reguladores flip-flop) ou mesmo comprando outro e colocando no lugar. Isso vale para a placa-filha, caso não queira reparar. Eu recomendo efetuar o repararo, pois na maioria dos casos o retorno é maior e o serviço fica perfeito.


Em alguns outros casos, uma simples solda fria aparece no conector interno da placa-filha. Neste caso o sintoma é comum "estalos" e faiscamentos ao colocar o conector da fonte. Isto ocorre porque o pino positivo que leva alimentação ao circuito da placa-filha, está com "solda fria" e deve ser reparada com uma nova solda. Além deste problema pode ocorrer que este pino positivo de tanto faíscamento se quebre e não mais conecte físicamente ao pino interno do conector do notebook.


Está dica de reparo, serve para maioria dos equipamentos desta série, comente e ajude seus colegas. Deixe sua dica ou comentário. Ajude ao Blog divulgando e patrocinando.(2/5/10/20/50/100)






Créditos:
bynelsinho

Divulgue o Blog NoteBrasil.blogspot.com.br

conteúdo exclusivo Blog NoteBrasil ( divulgue com meus créditos)

Se desejar, pode Contribuir com uma doação;




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...